20 enero 2010

Barranquilla: O direito de retorno dos Anoussins!

O direito de retorno dos Anoussins!
de Feliciano Tavares da Silva Neto - Wednesday, 20 January 2010, 03:45
 

O DIREITO DE RETORNO DOS ANOUSSIM

A seguir a traducao exata das palavras do Deputado do Parlamento de Israel Prof. de Medicina Arieh Eldad, Presidente do Partido Hatikva, apresentadas no video publicado pela Comunidade Sica no Orkut, pelo Blog do SICA na internet http://anoussitas.blogspot.com, e pela Rede do JUDAISMO SECULAR ANOUSSITA, no Ning, a entrevista exclusiva concedida ao Site Jornalistico Haleom :
Foi publicado recentemente um livro do Rabino Amsalem, Deputado pelo Partido Shas, apresentado em reunião realizada a dois dias atrás (12/01/2010) com o Presidente do Parlamento de Israel. O Rabino Amsalem, recebe sobre sí a responsabilidade sobre a jurisprudência dos grandes mestres da halacha de Israel. Ele (o Rabino Amsalem) diz que precisa existir um percurso totalmente diferenciado (de integracao nacional ao povo de Israel), para as pessoas que possuem a semente de Israel. Ou seja, não é como um muçulmano, ou cristão, cujos antepassados foram muçulmanos, ou cristãos, que deseja se converter, mas sim bnei anoussim, ou falashmoras, que foram judeus através das gerações, forçados a mudar de religiao, devido à pressão do estado, da igreja, ou da sociedade, ele (o Rabino Amsalem) diz que para eles precisa haver um percurso de conversão totalmente diferenciado, pelas obrigações impostas a eles, de forma que todos precisam passar por uma conversão por precaução, porém, este não deve ser considerado um processo de conversão, mas um processo de retorno ao judaismo, o qual deve ser extendido tambem aos descendentes dos anoussim da America do Sul.

A OPINIAO PESSOAL DO DEPUTADO PROF. ARIEH ELDAD

O Deputado Prof. Arieh Eldad nao e religioso. Ele e secular. Por este motivo, ele reorganizou, em seu depoimento, na entrevista concedida ao Site Jornalistico Haleom, publicada em video atraves do meu Orkut, QUE O PROCESSO DEVE SER CONSIDERADO "RETORNO", embora o Deputado Ultra-ortodoxo sefaradita do Partido Shas refira-se a "CONVERSAO". Temos aqui o inicio de um debate sobre assuntos paradoxais, que envolve pontos de vistas de pessoas de formacao distinta : o Deputado Prof. Arieh Eldad (secular) e do Deputado Amsalem (religioso). Embora os religiosos, por motivo de precaucao, diante da possibilidade de miscigenacao entre anoussitas e membros de outras nacionalidades, requerem a conversao, ainda que de maneira diferenciada da conversao aplicada a alquem que nao possua origem etnica judaica, o pensamento religioso predominante ainda nao conseguiu desvincular-se da ideia de "conversao". Entretanto, ficou claro, nesta entrevista, que o Deputado Prof. Arieh Eldad reflete uma linha de pensamento secular, que valoriza a consanguinidade etnica existente entre os anoussim e o povo de Israel. COMO O ASSUNTO JA FOI PARAR NAS MAOS DO PRESIDENTE DO PARLAMENTO DE ISRAEL, CREIO QUE CHEGOU O MOMENTO DE APLIARMOS OS DEBATES A NIVEL INTERNACIONAL, E FIRMARMOS UMA POSTURA CONTRA A CONVERSAO, de forma a influirmos, no futuro, para uma mudanca legislativa, caso a ordoxia nao aplique as antigas halachot relativas ao retorno.
A implementacao de um artido da Lei do Retorno, que define "Quem e Judeu", ou da Lei da Cidadania, que define "Quem e Israelita", envolve um processo que esta apenas no comeco. A entrevista concedida ao Site Jornalistico Haleom pelo Deputado Prof. Arieh Eldad, conforme documentada no video publicado no meu Orkut, demonstra que a questao anoussita ja esta sendo tratada por autoridades parlamentares de Israel. O tempo nos dira se a solucao para os anoussitas abrangera tanto a Lei do Retorno quanto a Lei da Cidadania (solucao religiosa e civil), que envolva a integracao dos anoussitas a comunidade judaica sefaradita de Israel, ou se sera uma solucao apenas civil, de forma que a possibilitar aos anoussitas fazerem aliah, receberem a cidadania israelita e viverem em Israel, organizados atraves de uma comunidade independente, a exemplo dos olim da Etiopia, que contam com rabino proprios. O importante e que a questao anoussita ja tomou tamanha amplitude, a ponto de ser discutida diante do proprio Presidente do Parlamento de Israel, o Deputado Reuven (Rubi) Rivlin. A fim de acelerar este processo, os anoussitas do Brasil devem se organizar comunitariamente, a fim de praticarem o judaismo de forma organizada, estando sempre a postos para reivindicar os proprios direitos historicos e naturais, usurpados pelos inquisidores.
 
Autor:
 
Asher Ben-Shlom

No hay comentarios.: